O Hemorio, banco de sangue estadual do Rio de Janeiro, relatou uma redução de 15% nas doações diárias, que tradicionalmente recebiam cerca de 300 doadores. Essa diminuição é preocupante, especialmente em um momento de alta demanda por sangue nos hospitais. O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, enfatizou a necessidade urgente de aumentar o número de doações, ressaltando a importância desse ato para salvar vidas.
Para enfrentar essa queda, o Hemorio lançou a campanha “Influ do Bem”, inspirada nas Olimpíadas de Paris, que já arrecadou 1.732 bolsas de sangue. Além do Hemorio, o estado conta com 27 hemocentros, incluindo 12 pontos de coleta na capital e outros em municípios como Niterói, São Gonçalo e Angra dos Reis. Em 2023, até o momento, foram registradas 65 mil doações, em comparação às 85.360 bolsas arrecadadas no ano anterior.
As diretrizes para doação de sangue incluem a necessidade de ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar saudável e portar um documento de identidade. Os jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis. Não é necessário jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos e álcool nas horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona diariamente das 7h às 18h e oferece informações adicionais através das redes sociais e do Disque Sangue.