O Grupo Portal Agro, atuante no setor de insumos agrícolas na região de Paragominas, no Pará, entrou com um pedido de recuperação judicial devido a uma dívida acumulada de R$ 700 milhões. A empresa atribui sua difícil situação financeira à crise no agronegócio brasileiro, que é marcada pelo aumento dos custos dos insumos e a queda nos preços das commodities. Esses fatores resultaram em prejuízos significativos para a empresa e seus sócios.
O pedido, protocolado na última quarta-feira (25), foi aceito pela Justiça, que determinou a suspensão de execuções e a proibição de qualquer forma de apreensão sobre os bens da companhia por um período de 45 dias. O grupo alegou que foi pego de surpresa pela queda dos preços das commodities na safra atual, impulsionada pelo aumento dos estoques internacionais de grãos, o que afetou negativamente sua rentabilidade.
Esse pedido de recuperação judicial surge pouco tempo após outro anúncio no setor, onde uma empresa rival, AgroGalaxy, também solicitou o mesmo processo. A situação ressalta os desafios enfrentados por empresas do agronegócio no Brasil, diante de um cenário de instabilidade de preços e custos crescentes, que comprometem a sustentabilidade financeira do setor.