O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, teve a participação de menos da metade dos 2,1 milhões de inscritos, com apenas 970 mil candidatos comparecendo às provas no dia 18 de agosto. A nova relação de candidato/vaga foi divulgada pelo governo federal, evidenciando que as áreas menos concorridas incluem formações como Meteorologia, Ciências Atmosféricas, e Engenharia de Agrimensura. Para a função de Tecnologista no Ministério da Agricultura, há 581 candidatos disputando 40 vagas, resultando em uma média de 14,5 candidatos por vaga.
Entre os cargos menos concorridos, o segundo menos disputado exige formação em Engenharia de Agrimensura, com 1,2 mil candidatos disputando 75 vagas de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no INCRA, totalizando 16,6 candidatos por vaga. O terceiro cargo, de Analista de Infraestrutura no Ministério da Gestão, conta com 1,9 mil candidatos para 30 vagas, representando uma média de 66,6 candidatos por vaga. A remuneração inicial para os selecionados varia, com destaque para a função de Analista que pode chegar a R$ 12,9 mil.
A próxima etapa do CNU será a divulgação das notas no dia 8 de outubro, quando também será convocado o envio de títulos para os cargos que exigem essa documentação. Os candidatos terão até 9 de outubro para solicitar a revisão das notas da parte escrita, enquanto a lista final de aprovados será publicada em 21 de novembro, com as convocações para posse previstas para janeiro de 2025.