O governo federal anunciou a liberação de R$ 514,4 milhões a mais para ações de combate a incêndios na Amazônia e seus efeitos, através de uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União. A nova verba será distribuída entre sete ministérios, com um terço destinado às Forças Armadas e à Força Nacional, visando proteger a região da Amazônia Legal, que abrange os estados do Mato Grosso, Maranhão e os da região Norte.
Os recursos têm como objetivo concluir 100 inquéritos sobre crimes relacionados a queimadas, proteger 74 mil quilômetros quadrados de floresta e beneficiar até 1,2 milhão de pessoas por meio de ações das defesas civis estaduais. As áreas que receberão maiores montantes incluem a fiscalização e controle de incêndios, além da distribuição de alimentos a grupos em situação de insegurança alimentar.
Embora a medida já permita a utilização dos recursos, o Congresso Nacional terá um prazo de 60 dias para aprovar ou rejeitar a continuidade do gasto. A medida também inclui a aplicação de recursos em diversas pastas, como Defesa, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, com foco em ações que visem a preservação ambiental e a assistência a comunidades afetadas.