A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) emitiu um alerta para baixa umidade do ar que afeta a maior parte do centro-sul do Ceará. O aviso é válido até o final deste sábado (7), com índices de umidade variando entre 15% e 30% durante a tarde. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a população evite exercícios ao ar livre entre 11h e 15h e mantenha-se bem hidratada, especialmente crianças e idosos.
O fenômeno de baixa umidade é comum nesta época do ano, intensificado pelo aumento das temperaturas. Em setembro, as taxas de umidade já foram registradas em níveis críticos de 13% em Iguatu e 14% em Morada Nova. A OMS sugere que a umidade relativa ideal deve estar entre 50% e 80% para garantir o bem-estar.
Para enfrentar o tempo seco, recomenda-se beber cerca de dois litros de água por dia, usar umidificadores ou recipientes com água para umidificar o ambiente e hidratar mucosas com soro fisiológico. Além disso, deve-se evitar bebidas alcoólicas e manter a casa limpa para minimizar o acúmulo de poeira. A prática de exercícios deve ser evitada durante as horas de maior calor, e é importante proteger-se do sol para evitar o ressecamento da pele e das mucosas.