Uma frente fria que atravessa a região Sudeste, com foco no estado do Espírito Santo, promete provocar chuvas na região central do Brasil neste sábado (28). Segundo o Climatempo, a massa de ar polar em deslocamento para o Sul da Bahia também pode influenciar a umidade, resultando em chuvas em cidades como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Na sexta-feira (27), essa frente fria já havia causado chuvas e um alívio nas temperaturas na região Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, além de dispersar a fumaça das queimadas.
Na região Sudeste, espera-se que haja pancadas de chuva na Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Grande Belo Horizonte, com a última precipitação registrada na capital sendo entre 18 e 19 de abril. O estado de São Paulo enfrentará um clima úmido, com chuvas leves a moderadas, especialmente no litoral. Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, há previsão de chuvas intensas, principalmente na Serra da Mantiqueira, com possibilidade de temporais em Campos do Jordão (SP).
As previsões para as demais regiões do país indicam que, no Centro-Oeste, a umidade trazida pela frente fria deve favorecer chuvas em Goiânia e Brasília. No Sul, as chuvas devem diminuir, dando lugar a um tempo mais ensolarado, enquanto o Nordeste poderá registrar pancadas de chuva no sul e leste da Bahia, além do Rio Grande do Norte. A expectativa é que, no Amazonas, temporais se concentrem nas regiões sul e oeste do estado até domingo (29).