Até a manhã desta quinta-feira (26), 31 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul relataram danos devido às intensas chuvas que afetam a região. De acordo com informações da Defesa Civil, 305 pessoas estão desabrigadas em seis cidades do sul do estado, enquanto outras 506 foram desalojadas, buscando abrigo em casas de amigos e familiares. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de tempestade e acúmulo de chuva para todo o estado, destacando a gravidade da situação no centro-sul.
As previsões indicam que a região pode registrar chuvas superiores a 60 mm/h, com alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Esses alertas têm validade até às 12h do mesmo dia. Em outras áreas do estado, o INMET também prevê tempestades com chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. A situação pode resultar em cortes de energia elétrica, danos à agricultura, quedas de árvores e novos alagamentos.
As autoridades locais estão monitorando a situação de perto, especialmente em relação a duas barragens que estão sob risco de ruptura iminente. A Defesa Civil permanece alerta e recomenda que a população tome precauções adequadas. A situação das chuvas e seus efeitos nas comunidades destaca a necessidade de um acompanhamento contínuo e de estratégias de resposta a emergências em eventos climáticos extremos.