As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram o início de uma operação terrestre no Líbano, chamada de “Setas do Norte”, com o objetivo de atacar alvos do grupo extremista Hezbollah. A operação foi iniciada em 1º de outubro de 2024, pela madrugada no horário local, e envolve ataques precisos a alvos que representam uma ameaça imediata para as comunidades israelenses na fronteira. Além disso, houve uma movimentação de tropas do Exército do Líbano, que se reposicionaram a cinco quilômetros ao norte de suas posições.
As ações foram precedidas por um aumento das tensões entre Israel e Hezbollah, que têm bombardeado o norte de Israel desde outubro de 2023. Israel também realizou bombardeios aéreos no Líbano e intensificou suas operações militares após uma série de explosões que afetaram equipamentos usados pelo Hezbollah. O governo israelense justificou a operação como uma medida necessária para proteger os cidadãos e permitir o retorno seguro dos moradores da região.
A operação atual está em conformidade com um plano elaborado pelo Estado-Maior e está sendo apoiada pela Força Aérea e pela Artilharia israelense. A IDF enfatiza que os ataques são localizados e baseados em inteligência precisa, com o intuito de mitigar as ameaças e garantir a segurança na região. Até o momento, não há informações sobre vítimas decorrentes das ações, e tanto o Hezbollah quanto as autoridades libanesas não se pronunciaram sobre os eventos recentes.