Um filhote de onça-parda foi resgatado com ferimentos graves em meio a um incêndio em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. O animal foi levado ao Zoológico de Guaíra, onde recebeu os primeiros socorros. A veterinária Estefane Siqueira relatou que a onça sofreu cortes profundos e uma fratura, e destacou que, devido à gravidade dos ferimentos, o felino dificilmente retornará ao seu habitat natural.
Após o atendimento inicial, o filhote será transferido para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Ribeirão Preto e, posteriormente, retornará ao Zoológico de Guaíra para continuar em cativeiro. Desde o dia 24 de agosto, a polícia investiga uma série de incêndios na região e prendeu pelo menos dez pessoas suspeitas de envolvimento.
A situação é agravada por uma nova onda de calor que atingirá a região de Ribeirão Preto a partir desta segunda-feira, 2 de setembro, com temperaturas podendo ultrapassar os 38ºC. As cidades ainda enfrentam emergência devido ao risco de novos incêndios, exacerbando os danos e o impacto ambiental já causados pelos recentes focos de incêndio.