O Dia do Senhor do Bonfim, celebrado em 15 de agosto, foi oficializado como feriado estadual no Tocantins, após a sanção do governador. A proposta, aprovada pela Assembleia Legislativa em 11 de setembro, tem como objetivos valorizar as tradições religiosas, promover a integração das comunidades locais e fomentar o turismo religioso no estado. A nova legislação entrou em vigor no dia 25 de setembro e a celebração já está incluída no Calendário Cultural do Tocantins.
As festividades atraem devotos e turistas para o povoado do Bonfim, onde uma romaria de aproximadamente 23 km é realizada em agradecimento por graças alcançadas. Este evento religioso é marcado por missas e outros festejos, promovendo um forte sentido de comunidade e devoção entre os participantes. A tradição remonta a 1750, quando uma imagem do Senhor do Bonfim foi encontrada por um vaqueiro na região, dando início a uma das maiores festas religiosas do estado.
Com a nova designação de feriado, espera-se que a celebração do Dia do Senhor do Bonfim continue a crescer em importância, atraindo ainda mais visitantes e fortalecendo os laços culturais e sociais das comunidades locais. Em 2025, o dia cairá em uma sexta-feira, o que pode contribuir para um aumento no número de fiéis e turistas presentes nas festividades.