Os índices futuros dos Estados Unidos estão em alta nesta quinta-feira (19), impulsionados pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed) corte a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, promovendo um “pouso suave” para a economia. A taxa de juros atual oscila entre 4,75% e 5,00%, e esse é o primeiro corte em mais de quatro anos, com projeções indicando a possibilidade de mais reduções ainda em 2023 e nos anos seguintes.
Na Ásia-Pacífico, os mercados também apresentaram crescimento, reagindo ao corte do Fed. O Banco Central de Hong Kong seguiu a tendência e reduziu sua taxa pela primeira vez em quatro anos. O Banco do Japão está em uma reunião de dois dias para discutir sua política monetária, após mudanças recentes em sua abordagem de taxas ultrabaixas. Os índices regionais, como o Nikkei e o Hang Seng, mostraram ganhos significativos.
Na Europa, os mercados operam em alta, aguardando a decisão do Banco da Inglaterra, que deverá manter a taxa de juros estável em 5%. Os investidores estão atentos aos resultados de vendas de casas nos EUA e a dados sobre pedidos de auxílio-desemprego, enquanto as commodities, como petróleo e minério de ferro, também estão em alta, refletindo tensões no Oriente Médio e perspectivas de estímulos na China. O preço do Bitcoin também subiu, atingindo valores próximos a US$ 62.000.