A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) registrou 1.987 inscrições para os 19 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, distribuídos em 55 categorias artístico-culturais. A análise das propostas está em andamento pelo Conselho Estadual de Cultura, que conta com o suporte de uma comissão de pareceristas. Os projetos selecionados visam enriquecer a cultura em diversos municípios goianos, promovendo a execução de iniciativas por artistas residentes em Goiás.
A secretária da Cultura, Yara Nunes, destacou o sucesso dos editais, com algumas categorias recebendo o dobro ou até o triplo de inscrições. Apenas sete categorias não terão concorrência, e recursos financeiros não utilizados em uma categoria poderão ser realocados para outras. O cronograma prevê que os editais de Pontos e Pontões de Cultura sejam avaliados até o dia 2 de outubro, enquanto os demais têm prazo até o dia 11 de outubro.
O segmento audiovisual liderou as inscrições, com 329 projetos, seguido pela música, com 303 propostas. O Edital Goiás Mundo Afora também se destacou, recebendo 170 inscrições, e o novo Edital Infância e Cultura atraiu 120 projetos, promovendo acesso à cultura para crianças. As seleções irão garantir uma diversidade de expressões artísticas em Goiás, tornando a cultura mais acessível à população.