O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, está temporariamente fechado para visitação devido aos incêndios florestais que afetam a região. A decisão visa garantir a segurança dos visitantes, enquanto as autoridades combatem os focos de fogo, que também atingem as Serras do Espírito Santo e Gerais. A queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo é a principal causa da suspensão das visitas às Dunas do Jalapão.
Recentemente, turistas foram forçados a evacuar outro atrativo da região, a Lagoa da Serra, que pegou fogo na quarta-feira, 4 de setembro. Localizado dentro do complexo das Serras Gerais, a Lagoa é considerada um portal para o Jalapão, aumentando a preocupação com a propagação dos incêndios. Até o momento, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) não respondeu sobre quando as visitações poderão ser retomadas.
O Tocantins enfrenta um aumento significativo no número de queimadas, que mais do que dobraram em agosto em comparação com o ano passado. De janeiro até 4 de setembro, foram registrados 9.684 focos de queimada no estado. Em resposta à situação, o governo estadual anunciou um investimento de mais de R$ 1 milhão para a contratação e treinamento de novos brigadistas que ajudarão no combate aos incêndios.