A próxima quarta-feira (18) será marcada por duas partidas da Copa Libertadores no Rio de Janeiro: Fluminense enfrentará o Atlético-MG e o Botafogo jogará contra o São Paulo. Ambas as partidas contarão com a presença de torcedores visitantes, o que é incomum na cidade, mas foi autorizado pelas autoridades de segurança pública do estado. Para garantir a segurança, um forte esquema policial será implementado em ambos os estádios.
No Maracanã, onde se realizará o confronto entre Fluminense e Atlético-MG, haverá 700 policiais, enquanto o estádio Nilton Santos, que receberá Botafogo e São Paulo, contará com 500 agentes. As forças de segurança se responsabilizarão por várias áreas, incluindo corredores expressos e escoltas para torcidas, delegações e árbitros, além do policiamento interno e externo.
A realização simultânea das partidas foi considerada devido à complexidade do calendário do futebol brasileiro. O esquema de segurança inclui a criação de perímetros ao redor dos estádios, com o fechamento das vias programado para três horas antes dos jogos, permitindo acesso apenas a torcedores que possuírem ingresso. Na quinta-feira (19), outra partida importante ocorrerá, com Flamengo e Peñarol também competindo na Libertadores.