No sábado (7), Teresina será palco do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao 202º aniversário da independência do Brasil. O evento, que ocorrerá na Avenida Marechal Castelo Branco, contará com a participação de aproximadamente 10 mil pessoas e deverá atrair cerca de 50 mil espectadores, conforme estimativas do governo do Piauí. A programação inclui a presença de alunos, policiais e integrantes do Exército, que levarão ao público mensagens sobre temas relevantes, como a violência contra a mulher.
Para a realização do desfile, a Avenida Marechal Castelo Branco e ruas adjacentes estarão interditadas. O sentido Sul-Norte da avenida será reservado para o desfile, enquanto o sentido Norte-Sul será utilizado pelos espectadores. Além disso, trechos das avenidas São Raimundo, Padre Florêncio Lecchi e Frei Serafim também terão bloqueios. O controle do trânsito ficará a cargo do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
A segurança do evento será garantida por mais de 300 agentes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além de outras forças de segurança e apoio de instituições locais como o Hospital da Polícia Militar (HPM) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O desfile começará às 8h e deverá se encerrar por volta das 10h, com uma estrutura que incluirá gradis, arquibancadas e palanques para autoridades e imprensa.