Países da Europa enfrentam condições climáticas extremas, com Portugal lidando com incêndios florestais devastadores e a Europa Central experimentando as piores enchentes em décadas. Desde o último domingo, sete pessoas morreram em Portugal, incluindo três bombeiros, enquanto as autoridades polonesas ordenaram a evacuação de Nysa, onde os níveis do rio ameaçam transbordar, resultando em operações de resgate intensas.
Em Nysa, moradores e equipes de resgate trabalham incessantemente para reforçar as margens do rio com sacos de areia, enfrentando a pressão das águas em alta. Pacientes, incluindo mulheres grávidas, foram retirados de hospitais à medida que a situação se agravava. Embora se esperasse uma diminuição das chuvas, as autoridades alertaram que os níveis de água permanecem perigosamente altos, mantendo a população em estado de alerta.
Em Portugal, a luta contra os incêndios florestais continua, com mais de 5 mil bombeiros mobilizados para combater as chamas que já levaram ao fechamento de rodovias e evacuação de áreas residenciais. As condições climáticas desfavoráveis, com baixa umidade, têm dificultado os esforços para controlar os incêndios, enquanto colunas de fumaça são visíveis até do espaço, refletindo a gravidade da situação em várias regiões do país.