O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, conhecido como o cometa do século, atingirá seu periélio nesta sexta-feira, 27 de setembro, e poderá ser visível a olho nu. Astrônomos e entusiastas da astronomia aguardam com expectativa a passagem do cometa, que poderá ser observado ao amanhecer nos próximos dias. No entanto, a visibilidade do objeto celeste pode variar, e instrumentos como binóculos e telescópios podem ser necessários, conforme alertado pelo astrônomo Filipe Monteiro do Observatório Nacional.
Após sua aproximação ao Sol, o cometa estará mais próximo da Terra na noite de 12 de outubro, quando será possível vê-lo logo após o pôr do sol, observando-se para o horizonte oeste. Durante sua passagem, o cometa transitara pelas constelações de Virgem, Serpente e Ofiúco. A visibilidade pode ser dificultada pela altura baixa do cometa no céu, que atinge até 30 graus.
Descoberto em janeiro de 2023, o C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS é um cometa periódico que completa uma órbita ao redor do Sol a cada oitenta anos. Embora análises recentes tenham gerado expectativa sobre o aumento de seu brilho, a natureza imprevisível dos cometas torna difícil prever como ele se comportará em sua aproximação. O site Earth Sky sugere que, se o cometa continuar brilhante, a chance de observá-lo da Terra deve permanecer alta nos próximos dias.