A partir deste sábado (7), uma intensa onda de calor deve afetar o Brasil, com temperaturas elevadas predominando em todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que pelo menos 18 capitais registrem máximas acima dos 30°C neste fim de semana, destacando-se a região Centro-Oeste, onde Cuiabá e Campo Grande podem superar os 40°C e 38°C, respectivamente. A tendência é que as capitais enfrentem novos recordes de temperatura nos próximos dias.
A previsão para o mês de setembro indica um período de temperaturas acima da média e baixa umidade do ar, com o calor se intensificando especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, a redução das chuvas em grande parte do país, resultado da persistência de massas de ar seco, pode aumentar o número de queimadas, que já está elevado. Áreas como o Pará, Amazonas, e Mato Grosso terão temperaturas médias superiores a 30ºC, enquanto o Sul e Sudeste poderão registrar temperaturas abaixo dos 12ºC em altitudes mais elevadas.
O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, destaca que a onda de calor deve persistir ao longo da semana, com a possibilidade de novos recordes de temperatura em capitais como Campo Grande e Cuiabá. A previsão aponta um mês de setembro com condições muito secas em boa parte do país, com exceção de algumas regiões que terão chuvas acima da média.