A Braskem anunciou, nesta quinta-feira, 26, o cancelamento da Assembleia Geral Extraordinária programada para o dia 03 de outubro, que tinha como objetivo discutir a substituição de um membro efetivo do seu conselho de administração indicado pela Petrobras, uma das acionistas da empresa. Segundo a Braskem, a decisão de cancelar a assembleia foi solicitada pela estatal, que está passando por um processo interno de indicação ou substituição de membros do conselho, conforme um acordo de acionistas firmado com a Novonor, que está em recuperação judicial.
A convocação da assembleia havia sido divulgada em 13 de setembro, quando a Braskem anunciou que Paulo Roberto Britto Guimarães seria substituído por Olavo Bentes David. O novo indicado completaria o restante do mandato atual, que se estende até a Assembleia Geral Extraordinária que irá avaliar as demonstrações financeiras de 2025 e ratificar a composição do colegiado.
O cancelamento da assembleia reflete a dinâmica de governança corporativa e a importância dos acordos entre acionistas em contextos de recuperação judicial. A expectativa é que as partes envolvidas cheguem a um entendimento que beneficie a estabilidade e a continuidade das operações da Braskem no mercado.