As bolsas europeias apresentaram alta na manhã desta quinta-feira, refletindo o desempenho positivo dos mercados asiáticos, que foram impulsionados por promessas de novos estímulos econômicos na China. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou um aumento de 1%, com destaque para os setores de mineração e bens de luxo, que têm forte relação com a economia chinesa. O Politburo do Partido Comunista da China anunciou a intensificação do apoio monetário e fiscal, o que contribuiu para uma valorização significativa das bolsas na região.
Por outro lado, o setor de petróleo e gás enfrentou uma queda de 2,7%, diante das preocupações com a oferta do petróleo na Arábia Saudita e na Líbia. A atenção do mercado também se volta para o discurso do presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Jerome Powell, programado para ocorrer nas próximas horas, após a redução da taxa de juros em 50 pontos-base na semana anterior.
Na Europa, a situação econômica é complementada pela decisão do Banco Nacional Suíço de cortar sua taxa de juros em 25 pontos-base, seguindo a tendência de outros bancos centrais, como o Banco Central Europeu. Em relação à confiança do consumidor na Alemanha, as projeções indicam uma leve melhora para outubro. Enquanto Londres, Paris e Frankfurt registraram altas, Lisboa apresentou uma leve queda em seus índices de ações.