As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, impulsionadas pela recente redução na taxa de recompra reversa de 14 dias pelo Banco Central da China. O índice Xangai Composto subiu 0,44%, refletindo o bom desempenho de ações de software e bancos, enquanto o Shenzhen Composto teve um leve avanço de 0,14%. Investidores estão atentos a uma coletiva de imprensa programada para terça-feira, onde se esperam anúncios de novas medidas de estímulo.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi registrou alta de 0,33%, e o Taiex, em Taiwan, avançou 0,57%. Entretanto, em Hong Kong, o Hang Seng terminou o pregão em leve queda de 0,06%. O mercado japonês não registrou operações devido a um feriado, mas na última sexta-feira, o índice Nikkei havia subido cerca de 1,5% após a manutenção das taxas de juros pelo Banco do Japão.
Na Oceania, a bolsa de Sydney fechou em queda de 0,69%, interrompendo uma sequência de ganhos após atingir um patamar recorde. Os investidores permanecem cautelosos à espera da decisão sobre a taxa de juros da Austrália, prevista para amanhã. A combinação de fatores regionais sugere uma expectativa crescente por estímulos econômicos em meio a um cenário de incertezas globais.