A rede social Bluesky, um dos principais concorrentes do Threads da Meta, alcançou um marco significativo ao conquistar 2 milhões de novos usuários em apenas uma semana. A informação foi confirmada pela própria empresa, que destacou a recepção calorosa dos novos membros e a importância dos brasileiros como os primeiros grandes adotantes da plataforma durante seu período beta no ano passado. Com essa adesão, o Bluesky agora lidera as listas de aplicativos mais baixados tanto na Play Store quanto na App Store, superando o Threads.
Bluesky, que já conta com mais de 7,6 milhões de inscritos, é descrito como uma alternativa descentralizada ao X (anteriormente Twitter), com uma estrutura que permite a criação de redes sociais independentes por meio do AT Protocol. Essa inovação busca oferecer uma maior flexibilidade e liberdade para usuários e desenvolvedores, comparável à forma como o e-mail funciona entre diferentes provedores.
A popularidade crescente do Bluesky pode estar ligada às recentes mudanças no X, que restringiram a quantidade de conteúdo acessível para usuários não verificados. Além de oferecer uma interface semelhante ao Twitter, a nova plataforma permite postagens de até 300 caracteres e facilita interações como seguir, curtir e compartilhar, o que contribui para seu rápido crescimento e atração de novos usuários.