A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou recentemente o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas Empresas Estatais Federais, em uma cerimônia realizada no auditório da Petrobras, em Brasília. O acordo foi firmado por 34 empresas públicas e visa fortalecer políticas de diversidade e inclusão por meio da cooperação mútua e do compartilhamento de boas práticas entre as estatais.
A coordenação do pacto foi liderada pela Secretaria de Governança das Estatais do Ministério da Gestão. Durante o evento, a APS foi representada por Ademir Bento Júnior e Jaqueline Gregório da Silva, membros do Comitê de Diversidade da companhia. O pacto propõe ações conjuntas para aumentar a visibilidade da inclusão, promover melhores condições de trabalho e combater discriminação nas empresas participantes.
Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, destacou que muitas estatais já possuem iniciativas de diversidade, embora com diferentes níveis de maturidade. A APS, por exemplo, mantém um Comitê de Diversidade desde junho de 2021. A criação da rede permanente para troca de experiências e a elaboração de um plano de ação conjunta são objetivos centrais do pacto, que está em desenvolvimento desde abril.