O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizará o Seminário Internacional sobre Autismo e Educação Inclusiva de 10 a 12 de setembro. O evento tem como objetivo compartilhar estudos sobre a eficácia dos modelos educacionais inclusivos para estudantes autistas, alinhando-se com a Política Nacional de Educação Especial, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. As inscrições estão abertas até 9 de setembro.
O seminário será promovido em parceria com a Unesco, a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e o movimento Vidas Negras com Deficiência Importam. O evento contará com a participação de autoridades, pesquisadores, profissionais da educação e especialistas internacionais, que contribuirão para a discussão de soluções educativas inclusivas e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o acesso e a permanência dos estudantes autistas nas escolas comuns.
A conferência de abertura ocorrerá no dia 10 de setembro às 19h, com uma palestra do Dr. Lawrence Fung, da Universidade de Stanford, sobre “Processos Democráticos: Políticas Públicas Guiadas pela Comunidade”. As atividades seguintes do seminário acontecerão das 8h às 18h, com a presença de especialistas de diferentes países, visando a consolidação de estratégias para a educação inclusiva e a eliminação das barreiras enfrentadas por estudantes autistas. O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando em educação de qualidade e redução das desigualdades.