A AT&T anunciou a venda de sua participação majoritária na DirecTV para a empresa de private equity TPG por US$ 7,6 bilhões (equivalente a R$ 41,4 bilhões). O acordo inclui pagamentos de US$ 1,7 bilhão (R$ 9,2 bilhões) em distribuições trimestrais antes dos impostos na segunda metade deste ano, além de US$ 5,4 bilhões (R$ 29,4 bilhões) a serem pagos após os impostos em 2025. A transação também contempla um pagamento final de US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões) a ser realizado em 2029.
A venda ocorre em um contexto em que a DirecTV está em negociações para uma possível fusão com a Dish, o que poderia resultar na formação do maior provedor de TV por assinatura dos Estados Unidos. A fusão visaria criar uma entidade que controlaria quase 20 milhões de assinantes, com a DirecTV buscando assumir a liderança na nova estrutura combinada. As informações sobre essas negociações foram obtidas por fontes que preferiram permanecer anônimas.
Atualmente, a DirecTV, co-propriedade da AT&T e da TPG, possui cerca de 11 milhões de clientes, enquanto a Dish, parte da EchoStar Corp., conta com aproximadamente oito milhões de assinantes. A notícia da venda teve um impacto positivo nas ações da AT&T, que registraram um aumento de 1% nas negociações pré-mercado.