O Ministério da Defesa anunciou que as Forças Armadas estarão presentes em 600 localidades de 12 estados brasileiros para fornecer apoio logístico e de segurança durante as eleições municipais de 2024. Até o momento, foram recebidos 123 pedidos de suporte logístico, que incluem o transporte de urnas eletrônicas e materiais da Justiça Eleitoral, além de 481 solicitações para reforço na segurança. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a atuação militar para garantir a ordem nos locais de votação, especialmente em áreas rurais e de difícil acesso.
Os estados que contarão com o apoio federal incluem Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. A operação, designada como Garantia da Votação e Apuração (GVA), visa cooperar com as polícias locais na segurança do processo eleitoral. As solicitações foram feitas por tribunais regionais eleitorais, e o TSE poderá aprovar novos pedidos até 72 horas antes do dia da votação.
As Forças Armadas têm um histórico de apoio em eleições, conforme estabelecido pela legislação eleitoral desde 1965. A atuação dos militares é autorizada pelo presidente do TSE e regulamentada por uma portaria do Ministério da Defesa, visando assegurar a segurança do processo eleitoral e garantir que os eleitores possam exercer seu direito de voto livremente. O primeiro turno das eleições está agendado para o dia 6 de outubro, quando mais de 155 milhões de brasileiros votarão para eleger novos prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios.