Durante a campanha para as eleições municipais de 2024, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já registrou 628 denúncias de possíveis crimes eleitorais em Mato Grosso. Este número supera o total de 593 denúncias feitas nas eleições de 2022. O município de Sinop lidera com o maior número de denúncias, totalizando 68, seguido por Cuiabá com 38 e Comodoro com 30.
O aplicativo permite aos eleitores registrar e acompanhar denúncias relacionadas a possíveis crimes eleitorais e propaganda irregular. A autenticação pode ser feita através do Gov.br ou e-título, e o processo para realizar uma denúncia é simplificado. Além disso, o Pardal Móvel possibilita denúncias de propaganda inadequada na internet e direciona questões de desinformação para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e para o Ministério Público Eleitoral.
A lista de denúncias revela que a maioria dos registros em 2024 está relacionada a candidatos a vereador (312), seguida por prefeitos (199) e partidos ou federações (116). Para reportar desinformação, também está disponível o SOS Voto, através do número 1491. A plataforma oferece uma forma eficiente e acessível para o público participar do monitoramento eleitoral e garantir a integridade do processo eleitoral.