O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) analisou um total de 78.288 solicitações de registro de candidatura para as eleições municipais, revelando que 6% foram indeferidas, estão pendentes de recursos ou envolvem situações como cancelamento pelo partido, renúncia ou falecimento. Entre os pedidos, 2.107 foram para o cargo de prefeito, 2.137 para vice-prefeito e 74.044 para vereador. Esses números destacam a intensa movimentação política no estado em preparação para o pleito.
O Partido Social Democrático (PSD) lidera o número de candidaturas, com 7.112 pessoas concorrendo a cargos de prefeito e vereador. Em seguida, estão o Partido Liberal, com 6.811 candidaturas, o Republicanos, com 6.757, o Movimento Democrático Brasileiro, com 6.233, e a União Brasil, com 5.738. Essas informações refletem a competitividade entre as diferentes siglas partidárias na busca por espaço político nas eleições.
No que diz respeito às federações, a formada pelo Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde é a mais representativa, com 4.304 candidatos. O Partido da Social Democracia Brasileira e Cidadania seguem com 4.299, enquanto o Partido Socialismo e Liberdade e Rede Sustentabilidade totalizam 1.601. Todas as candidaturas registradas podem ser consultadas na plataforma DivulgaCandContas, que oferece informações sobre os candidatos e suas contas eleitorais, contribuindo para a transparência do processo eleitoral.