O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta sexta-feira (27) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que revelam que o Brasil criou mais de um milhão de novos empregos. O estado do Amapá teve um desempenho positivo, com a geração de 1.350 novos postos de trabalho com carteira assinada em agosto. No total, entre janeiro e agosto, foram registrados 7.585 novos empregos formais no estado, sendo Macapá a capital com maior contribuição, somando 1.133 novas contratações.
Os números demonstram que o Amapá tem desempenhado um papel relevante no aumento do emprego formal no país, que, em oito meses, totalizou 1,72 milhão de novas vagas. O crescimento no estado se destaca em comparação ao ano anterior, superando em 260 mil as vagas geradas até agora. O setor de Serviços foi o principal responsável por esse aumento em agosto, com a abertura de 874 novas posições, seguido pela Construção, Comércio, Indústria e Agropecuária.
Em agosto de 2024, o Brasil gerou um total de 232.513 novas vagas com carteira assinada, um crescimento de 22% em relação ao mês anterior, que registrou 190 mil. Esses dados ressaltam a recuperação do mercado de trabalho no país e destacam a importância do Amapá nesse cenário, refletindo um ambiente econômico que favorece a formalização do emprego e a melhoria das condições de trabalho.