Um tufão extremamente forte, denominado Shanshan, atingiu a ilha de Kyushu, no sul do Japão, na manhã desta quinta-feira (29), de acordo com a agência meteorológica japonesa. O tufão provocou fortes chuvas em grande parte do país e desencadeou um deslizamento de terra em Gamagori na terça-feira, resultando na morte de três membros de uma família e deixando duas filhas adultas sobreviventes.
As autoridades da província de Kagoshima recomendaram a evacuação de 56 mil residentes, orientando-os a buscar refúgio em locais seguros. O centro do tufão avançou para a área próxima à cidade de Satsumasendai por volta das 08h00 (20h00 de quarta-feira em Brasília), trazendo ventos intensos e ondas altas. O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, alertou sobre a intensidade sem precedentes do tufão.
A agência meteorológica prevê 1.100 milímetros de precipitação para Kyushu entre quarta-feira e a manhã de sexta-feira, um volume que equivale a metade da precipitação anual típica da região. O impacto do tufão tem sido severo, e as autoridades continuam a monitorar a situação de perto.