Com a retirada do ar polar que havia influenciado o clima no Brasil, as temperaturas devem voltar a subir a partir desta quinta-feira (29), com a maioria das capitais enfrentando máximas acima dos 30°C até o fim de semana. O calor será mais intenso no Centro-Oeste, onde termômetros podem alcançar até 38°C em Cuiabá. No Sul e no Sudeste, embora o calor não seja tão forte na quinta-feira, as temperaturas devem se elevar no final da semana, com máximas de 27°C no Rio de Janeiro e 24°C em São Paulo.
O aumento das temperaturas traz consigo um ar ainda mais seco e uma baixa acentuada na umidade relativa, especialmente em estados como Mato Grosso, Goiás e São Paulo, onde a umidade pode cair para níveis críticos de 12%. Essa situação de seca extrema eleva o risco de queimadas e pode resultar em uma maior concentração de fumaça na atmosfera, afetando a qualidade do ar em diversas regiões do país.
No Nordeste, uma frente fria deve provocar chuvas fortes no litoral da Bahia e em algumas áreas do leste, mas a umidade permanecerá baixa na maior parte do Brasil. Sem previsão de chuvas significativas para as próximas semanas, a situação pode se agravar, mantendo a qualidade do ar ruim e aumentando o potencial para novos incêndios.