O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, em discurso, a importância da integração dos países da América do Sul para o desenvolvimento regional, defendendo que juntos podem alcançar mais do que separados. Lula ressaltou a busca por parceiros comerciais fortes fora do continente, como a China e os Estados Unidos, visando fortalecer a economia brasileira e reduzir desigualdades.
Em evento promovido pela revista Carta Capital, Lula reiterou a necessidade de uma integração profunda e estratégica na região, apoiada em qualificação profissional, ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o emprego e a renda. O ex-presidente enfatizou a importância do Estado como indutor do desenvolvimento, sem ser excessivamente grande ou pequeno, mas atuando de forma necessária para reduzir as disparidades internas e externas nos países.
Além de ressaltar a parceria comercial consolidada com a China ao longo dos anos, Lula mencionou os esforços de fortalecimento das relações com outros países sul-americanos, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, entre outros. O presidente também destacou a iniciativa das cinco rotas físicas de integração do Brasil com os países vizinhos, visando fortalecer os laços comerciais e impulsionar o desenvolvimento regional.