Fortaleza iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A campanha, que começou em maio deste ano, visa vacinar 154 mil indivíduos nessa faixa etária. Até o momento, apenas 4,79% da meta foi alcançada, com 7.385 doses da primeira etapa aplicadas, de um total de 38 mil doses recebidas pelo município. No período de janeiro a julho de 2024, foram confirmados 1.860 casos da doença na cidade.
A vacinação está sendo realizada em 19 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana e feriados, em dois postos, das 8h30 às 16h30. O esquema vacinal da dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Pessoas com hipersensibilidade à substância ativa, imunodeficiência congênita ou adquirida, infecção por HIV sintomática, grávidas e lactantes estão contraindicadas a receber a vacina. Para a imunização, é necessário apresentar documento original da criança/adolescente e do responsável.
Os postos de saúde em Fortaleza estão disponibilizando a vacina contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Aqueles que contraírem a doença devem aguardar seis meses após a recuperação para iniciar o esquema vacinal. Em caso de infecção após a primeira dose, o intervalo de três meses para a segunda dose não é alterado, mas esta não deve ser administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença. A população é incentivada a buscar a imunização para combater a propagação da dengue na cidade.