Na última sexta-feira (30), o telhado da igreja Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Recife (PE), desabou, resultando em duas mortes e 22 feridos. A empresa Sun Brasil, responsável pela instalação das placas de energia solar no local, afirmou que possuía um laudo autorizativo para a obra, que foi concluída menos de uma semana antes do acidente. No entanto, a ligação entre a instalação das placas e o desabamento ainda não foi confirmada.
A empresa destacou que o desabamento ocorreu durante uma tempestade com ventos considerados fora da normalidade e que está colaborando na investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente. Além disso, manifestou solidariedade às famílias afetadas e garantiu que está prestando apoio às vítimas e seus parentes.
Segundo a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife, a instalação de placas solares não exige licenciamento, apenas a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável. A Defesa Civil está conduzindo uma perícia para determinar se a instalação das placas de energia solar contribuiu para o desabamento da igreja.