O projeto “Mapeamento regional de espécies catingueiras e invasoras na cidade de Pedra Branca: um estudo quantitativo acerca dos impactos da arborização no microclima, vegetação e solo da caatinga local” foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Antonio Rodrigues de Oliveira e conquistou o 3º lugar na categoria Science Environmental Quality da Genius Olympiad, realizada em Syracuse, NY. A iniciativa recebeu medalha de bronze e proporcionou às participantes a chance de concorrer a bolsas de estudo no Rochester Institute of Technology (RIT).
A pesquisa revelou que 80% da vegetação nativa da caatinga em Pedra Branca está alterada devido a ações humanas, como queimadas, que provocam desequilíbrios na biodiversidade, aumento das temperaturas e liberação de gases tóxicos. Além disso, foram identificadas plantas invasoras, como o nim indiano, que prejudicam a vegetação e a fauna local, causando danos ao solo e ao ambiente.
Como resposta aos problemas identificados, o projeto incluiu uma campanha de distribuição de mudas de espécies nativas, como o cajueiro e a goiabeira, e o desenvolvimento do aplicativo AMB para orientar a arborização de qualidade. A equipe também promoveu oficinas de conscientização nas escolas de Pedra Branca, envolvendo diretamente a comunidade local na preservação e recuperação ambiental.