Um homem de 67 anos, investigado pela Operação Zeppelin de 2009 da Polícia Federal, foi preso pela Polícia Militar após estar foragido por participação em um esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sorocaba. A prisão ocorreu após denúncia anônima na região do bairro Além Ponte, onde ele foi encontrado e conduzido ao Plantão Policial, confirmado como procurado por corrupção passiva.
A Operação Zeppelin, que desarticulou um grupo envolvido em corrupção no INSS, investigou servidores, segurados, advogados e colaboradores da região de Sorocaba e Itu. O esquema buscava agilizar concessões de benefícios e liberações de altos valores mediante propina, além de adulterar vínculos de trabalho para a obtenção de aposentadorias. A operação resultou em 338 inquéritos para investigar diversos crimes, incluindo quadrilha, corrupção ativa e passiva, estelionato e falsificação de dados em sistemas de informações.
O desfecho da investigação da Operação Zeppelin já resultou em condenações, incluindo a prisão do homem de 67 anos capturado recentemente, e a morte de um dos acusados em 2012. O caso ressalta a importância do combate à corrupção e fraudes contra instituições públicas, como o INSS, visando a garantia da integridade e legitimidade dos benefícios previdenciários para a sociedade.