Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram, nesta quinta-feira (29), a Operação Rifas Lucrativas, que apura um esquema ilegal envolvendo influenciadores digitais na promoção e arrecadação de valores através de jogos de azar. O foco da investigação é um casal de influenciadores com mais de 12 milhões de seguidores em uma rede social, que estaria realizando sorteios ilegais.
A operação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Santana do Parnaíba e Itupeva, cidades da Grande São Paulo e Interior, respectivamente. Durante a ação, foram apreendidos seis veículos de luxo, que agora estão sendo levados para a sede do Deic na zona norte de São Paulo.
Os investigados enfrentam acusações de jogo de azar, crime contra a economia popular e associação criminosa. Além das apreensões, a operação reflete um esforço contínuo das autoridades para coibir práticas ilegais associadas a influenciadores digitais e proteger a integridade das atividades econômicas e sociais.