A Polícia Federal deu início a uma nova fase da Operação Controle Remoto, com mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta quinta-feira (29) em São Paulo. A operação visa combater furtos eletrônicos que afetaram as prefeituras de Boa Vista e Cajazeirinhas, na Paraíba, em 2022. Hackers invadiram as contas bancárias das duas prefeituras, desviando um total de quase R$ 200 mil.
Na primeira etapa da operação, ocorrida em 10 de outubro de 2023, foram rastreados os valores desviados e cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo. Além disso, houve o bloqueio de valores dos suspeitos. Os mandados de hoje foram cumpridos nos bairros de Jardim Sapopemba e Jardim Gianetti e são um complemento às investigações anteriores.
Caso os indícios de autoria e materialidade sejam confirmados, os envolvidos poderão ser acusados de furto eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 21 anos de prisão. A investigação continua para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso.