Na manhã deste sábado (31) da Paralimpíada de Paris 2024, a natação brasileira se destacou com duas conquistas de ouro. Carol Santiago venceu os 100m costas da classe S12 com um tempo de 1min08s23, superando a ucraniana Anna Stetsenko e a espanhola Maria Delgado Nadal. Este ouro marca a sexta medalha paralímpica de Santiago, consolidando-a como uma das maiores atletas brasileiras na história dos Jogos Paralímpicos.
Além de Carol, o nadador Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, também brilhou ao conquistar o ouro nos 50m costas da classe S2 com um tempo de 50s93. Ele já havia vencido os 100m costas da mesma classe anteriormente. Com essas conquistas, Gabriel Araújo soma agora dois ouros em Paris, após ter obtido três medalhas em Tóquio 2020.
Com esses resultados, o Brasil subiu para o terceiro lugar no quadro de medalhas da Paralimpíada de Paris, acumulando 17 pódios, sendo sete ouros, uma prata e nove bronzes. A liderança permanece com China e Grã-Bretanha, seguidos por outros países como Holanda e Austrália no top 10.