Fundado em 1993 no bairro Prainha, em Santarém, o Instituto Maestro Wilson Fonseca se destaca por seu papel fundamental na transformação social de crianças e adolescentes de bairros periféricos e comunidades vizinhas. Com uma oferta de 21 cursos gratuitos, que abrangem desde Iniciação Musical até instrumentos como Violino, Piano e Clarinete, o Instituto atende cerca de 400 jovens, proporcionando-lhes a chance de vivenciar e se aprofundar nas artes. O financiamento dessas atividades é garantido pelos subsídios das empresas Equatorial Energia Pará e Banpará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Histórias como a de Sofia Sousa, que aos 10 anos teve seu sonho de tocar violino realizado graças ao Instituto, ilustram o impacto positivo da instituição. Sofia, oriunda do bairro Liberdade, viu sua vida mudar após sua mãe descobrir o Instituto e permitir que ela participasse das aulas gratuitas. Outro exemplo inspirador é Beatriz Meneses, que, após começar como aluna aos 13 anos, tornou-se professora e hoje é uma prova viva de como a educação musical pode transformar realidades pessoais e profissionais.
O diretor-presidente Agostinho Fonseca Neto destaca que o legado de mais de 30 anos da instituição representa uma missão de vida, não apenas na promoção da arte, mas também no desenvolvimento social dos jovens. Reconhecido nacional e internacionalmente, o Instituto Maestro Wilson Fonseca continua a ser um farol de esperança, oferecendo oportunidades reais para a realização de sonhos e o desenvolvimento integral dos jovens de Santarém e arredores.