A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi convocada para prestar esclarecimentos à Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Câmara dos Deputados sobre o crescente problema dos incêndios e queimadas no Brasil. A audiência está marcada para o próximo dia 10, às 14h. Além disso, a ministra será chamada a se apresentar no Senado na semana seguinte, com a data ainda a ser confirmada. O requerimento para a convocação foi aprovado recentemente pelo Senado, em resposta à grave situação ambiental que tem causado danos irreparáveis e aumentado a emissão de gases de efeito estufa.
A senadora Leila Barros, presidente da CMA no Senado, destacou a magnitude do problema, mencionando que os incêndios têm gerado perda de biodiversidade, prejudicado a segurança das populações locais e contribuído para o aquecimento global. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento alarmante de 78% nos focos de incêndio em 2024 em comparação com o ano anterior, o que intensificou a pressão sobre o governo para adotar medidas mais eficazes.
Na Câmara, o deputado Rafael Prudente também apresentou um convite para que a ministra explique as ações do governo diante do aumento de 70% no número de queimadas. Leila Barros ainda mencionou os impactos econômicos das queimadas, que incluem a perda de produtividade agrícola, a redução no turismo e os altos custos para o controle dos incêndios, além do aumento de doenças respiratórias causadas pela fumaça.