Nesta quarta-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fora da agenda para discutir cenários sobre a sucessão na presidência da Casa. Após o encontro no Planalto, Lira também conversou com potenciais candidatos na Residência Oficial da Câmara, com o objetivo de evitar uma disputa fragmentada. No entanto, até o momento, Lira não revelou oficialmente seu apoio a nenhum candidato.
O deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) é considerado o mais cotado para a sucessão, embora haja preocupações no Planalto devido às disputas na Bahia, reduto do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jaques Wagner. Outro nome cogitado é Antonio Brito (PSD-BA), que tem boas relações com a oposição, mas enfrenta reservas devido à proximidade do presidente do PSD, Gilberto Kassab, com o governador Tarcísio de Freitas.
Marcos Pereira (Republicanos-SP) surge como uma alternativa que poderia satisfazer tanto Lira quanto o governo, mas necessitaria convencer o PL, partido de Jair Bolsonaro, a apoiá-lo. Com a maior bancada da Câmara, o PL tem um papel crucial na decisão. Nos próximos dias, Lira também deve se encontrar com o ex-presidente para discutir a questão.