A operação Terra Prometida, realizada nesta quinta-feira (29) em Uberlândia, visa identificar e combater irregularidades na ocupação do solo na cidade. Durante a ação, coordenada pela Prefeitura e pelas polícias Civil, Militar e de Meio Ambiente, foram encontrados diversos loteamentos clandestinos e intervenções florestais não autorizadas. Um helicóptero foi utilizado para sobrevoar cerca de 100 áreas, revelando a presença de novos loteamentos e a supressão de vegetação nativa em oito pontos da zona rural.
As irregularidades incluem o corte de árvores sem a devida permissão dos órgãos competentes. Com base nas informações obtidas, as autoridades planejam tomar novas providências administrativas e criminais. A fiscalização tem sido uma constante na cidade, com operações regulares nos últimos quatro anos para identificar problemas relacionados à ocupação do solo.
Além das ações de campo, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, em colaboração com o Ministério Público e a Polícia Militar, está responsável pelo envio das informações coletadas para o Ministério Público. A operação reflete o esforço contínuo das autoridades em manter a conformidade e proteger as áreas de vegetação nativa na região.