De acordo com o 2° Boletim de Dados de Violência da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, divulgado em 20 de agosto de 2024, a principal ameaça enfrentada por pessoas LGBTQIAPN+ no estado são os crimes de ameaça e estelionato. O levantamento, realizado com dados de 2023, revelou que jovens estudantes são as principais vítimas desses crimes, com a maioria dos casos registrados envolvendo indivíduos de 20 a 29 anos. Além disso, a maioria das vítimas são pardas, e os crimes foram mais prevalentes no território de Entre Rios.
A análise detalhou a distribuição das vítimas conforme ocupação e escolaridade, mostrando que a maioria dos afetados são autônomos e estudantes, com a maior parte possuindo ensino médio completo. Em termos de natureza dos crimes, além das ameaças e estelionatos, destacam-se também os crimes patrimoniais, como furto e roubo, que juntos somam 41,4% dos casos. A violência contra a honra, incluindo injúria e difamação, também está entre os crimes significativos.
Em relação às mortes violentas, o relatório indicou que 10 pessoas LGBTQIAPN+ foram assassinadas em 2023, com a maioria dos casos ocorrendo em via pública e envolvendo armas de fogo. A homofobia foi identificada como a principal motivação por trás de 68 crimes registrados, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a proteção e segurança dessa comunidade no Piauí.