Uma caminhada pela história dos povos indígenas que habitavam São Paulo antes da chegada dos portugueses será realizada durante a Jornada do Patrimônio, promovida pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI). Com apenas 15 vagas disponíveis, o percurso pelo Centro da capital paulista contará com a participação de mestres de saberes indígenas, proporcionando uma nova perspectiva sobre a fundação da cidade em 1554 e a ocupação de terras habitadas por diversos povos originários.
Durante o passeio, serão reveladas histórias e significados por trás de locais emblemáticos da cidade de São Paulo, como o Parque Ibirapuera e o Anhangabaú, cujos nomes têm origem indígena. O percurso terá início no Páteo do Colégio, local do Cerco de Piratininga, uma batalha que dividiu os indígenas locais em apoio ou resistência à ocupação estrangeira. A atividade busca ressignificar memórias e valorizar a cultura dos povos explorados durante a fundação da capital paulista.
A Jornada do Patrimônio – Re-ocupando o Centro: São Paulo, Terra Indígena, acontecerá neste sábado, das 10h às 12h, com concentração no Largo Páteo do Colégio. Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário se inscrever no site do Museu das Culturas Indígenas para garantir uma vaga nesse mergulho na história e na cultura indígena que permeiam a essência de São Paulo.