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Leitura: Ideb 2023: 9° ano do fundamental e 3º do ensino médio têm desempenho abaixo da meta de 2021 no Brasil
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Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Política > Ideb 2023: 9° ano do fundamental e 3º do ensino médio têm desempenho abaixo da meta de 2021 no Brasil
PolíticaÚltimas notícias

Ideb 2023: 9° ano do fundamental e 3º do ensino médio têm desempenho abaixo da meta de 2021 no Brasil

Eduardo Mendonça
Última atualização: 14 de agosto de 2024 12:42
Eduardo Mendonça
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Tempo: 2 min.
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2023 revelou melhorias pontuais, porém insuficientes para atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os resultados apontam problemas significativos no desempenho dos alunos, especialmente no ensino fundamental II e médio, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. A avaliação nacional, a primeira em larga escala pós-pandemia, destacou que as notas do Saeb permanecem abaixo do patamar pré-Covid-19, evidenciando desafios persistentes na qualidade da educação no país.

Apesar de avanços modestos, o Ideb de 2023 reflete uma realidade preocupante, com resultados aquém do esperado em diversas etapas do ensino. As mudanças propostas para o Saeb, como a aplicação digital e a avaliação anual em todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental, visam aprimorar a avaliação da educação no Brasil. No entanto, críticas apontam para a falta de alinhamento dos conteúdos avaliados com as habilidades multidisciplinares preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressaltando a necessidade de ajustes para uma avaliação mais abrangente e eficaz.

A análise do Ideb de 2023 evidencia a complexidade dos desafios educacionais enfrentados no país, incluindo a queda nas notas em relação ao período pré-pandemia e a falta de renovação das metas para o ano em questão. A discrepância nos dados do Ideb 2021, influenciada por condições atípicas durante a pandemia, destaca a importância de interpretar com cautela os resultados apresentados e reforça a urgência de investimentos e políticas públicas que promovam a qualidade e equidade na educação brasileira.

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