A avaliação de segurança veicular no Brasil é realizada pelo Latin NCAP, que atribui notas de zero a cinco estrelas aos veículos com base em crash-tests. Entre os dez carros mais vendidos no país, apenas quatro alcançaram a nota máxima, enquanto modelos como a Fiat Argo e o Fiat Mobi não obtiveram estrelas. A Fiat Strada, o carro mais vendido, recebeu apenas uma estrela apesar de contar com quatro airbags, refletindo a importância da segurança além dos recursos básicos.
Recentemente, o Fantástico trouxe à tona o problema dos airbags defeituosos, afetando cerca de 2,5 milhões de veículos no Brasil e resultando em sete mortes. O Latin NCAP busca melhorar a segurança automotiva na região, incentivando não apenas a melhoria das especificações dos veículos, mas também a adoção de regulamentações mais rigorosas, semelhantes às da Europa.
A metodologia do Latin NCAP avalia ferimentos a ocupantes e pedestres, além de considerar a presença de tecnologias de assistência à condução. O órgão também planeja incorporar a eficiência dos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) em suas avaliações a partir de 2026. Apesar dos avanços tecnológicos, ainda há um longo caminho para alcançar um nível ideal de segurança veicular.