Um estudo da Afya, conduzido pelo Research Center, revela que cerca de 40% dos médicos no Brasil podem desenvolver transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade e burnout. A pesquisa, realizada entre 2 de julho e 6 de agosto de 2024 com 2005 respostas, indica que as mulheres são mais afetadas, com duas em cada três pessoas impactadas sendo do gênero feminino. Além disso, metade dos médicos na faixa etária de 25 a 35 anos sofre de doenças mentais.
O estudo destacou que a ansiedade é o transtorno mais comum, afetando 33,5% dos médicos, seguida pela depressão (22,1%) e burnout (6,7%). Esses dados ressaltam a necessidade urgente de um suporte adequado para a saúde mental dos profissionais de saúde, a fim de evitar o esgotamento e garantir a qualidade no atendimento médico.
Em resposta aos resultados, a Afya lançou a campanha “Está tudo bem?”, que tem como objetivo incentivar médicos e estudantes de medicina a buscar ajuda especializada. A nova funcionalidade, disponível nas plataformas digitais da Afya durante o mês de setembro, oferece um mapeamento de saúde mental e suporte médico e psicológico gratuito para os usuários.