A barragem de uma represa no condomínio de luxo Nasa Park, localizado entre Campo Grande e Jaraguari, em Mato Grosso do Sul, rompeu na manhã de terça-feira (20), causando a interdição da BR-163 por mais de cinco horas. A água inundou casas próximas e uma parte da rodovia, mas felizmente não houve vítimas. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informou que o condomínio estava sendo notificado desde 2019 por não ter apresentado os Planos de Segurança e de Ação de Emergência necessários.
Durante a última vistoria, realizada em 2023, foram identificadas necessidades de manutenção, como limpeza da vegetação e desobstrução do sistema de drenagem, embora a estrutura da barragem não apresentasse comprometimento. O Imasul está realizando um levantamento das ações relacionadas ao empreendimento e encaminhará as informações ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências legais.
Após o rompimento, o governo de Mato Grosso do Sul, junto com a Agesul e o Detran, está coordenando o tráfego em rotas alternativas e avaliando os danos com o auxílio de drones e aviões. A administração do Nasa Park está colaborando com as autoridades e realizando uma investigação detalhada para identificar as causas do acidente e garantir a segurança dos moradores e visitantes.