O vereador Ilso Justino dos Santos, conhecido como Buiu do Posto, e um homem de 39 anos foram mortos a tiros na manhã desta terça-feira (20) em Ervália, na Zona da Mata mineira. O ataque ocorreu dentro de uma casa na Rua Laureano Martins de Freitas, onde o suspeito de 20 anos entrou e disparou seis vezes. Cinco tiros atingiram a vítima de 39 anos, que morreu após ser socorrido, e o sexto tiro atingiu o vereador, que faleceu ainda no local.
O suspeito, que usava touca e fugiu após o crime, foi preso pela Polícia Militar pouco depois e conduzido à delegacia. Na casa do suspeito foram encontradas substâncias semelhantes a maconha e crack, além de dinheiro e uma arma compatível com a usada no ataque. Inicialmente, a Polícia Civil descarta motivação política para o crime, sugerindo que a motivação pode estar relacionada a uma desavença pessoal entre o suspeito e a vítima de 39 anos.
A investigação continua, e o delegado Eduardo Freitas afirma que todas as hipóteses, incluindo a política, serão devidamente apuradas. Ilso Justino dos Santos, que tentava a reeleição pelo Partido Podemos, tinha a sua candidatura e segurança agora em foco após o trágico evento.